quarta-feira, 24 de março de 2010

O que cada um merece

Há muito tempo me pergunto por que as pessoas acham que merecem ou não merecem alguma coisa. E esse questionamento está mais forte nos últimos três dias por conta de alguns fatos que não têm relevância nesse espaço. Mas você já parou para pensar por que você merece um carro novo, uma roupa nova ou ganhar na mega sena, ter um amor verdadeiro ao seu lado, uma casa linda, uma família perfeita? Você merece isso?

Mas e aquele chefe que foi tão estúpido com você, que te demitiu te acusando de tantas coisas mentirosas? Por que ele tem tudo isso e você não? Por que aquela sua ex namorada que te fez sofrer tanto, hoje tem uma vida feliz e você ainda não conseguiu se levantar? E aquela traição que você descobriu? Por que fizeram isso contigo se você se dedicou tanto ao relacionamento? Será que você não era tão bom assim? Você mereceu isso?

Lembro-me de um comercial do carro Fusion, da Ford, que tinha como slogan "Se você tem um é porque você fez por merecer". Será?????? Eu ando de Gol, ano 2001, todo ferrado, toda semana tenho que mandar consertar alguma coisa nele, gasto mais do que com uma parcela de um carro novo. Eu mereço isso?

Acredito que nós não merecemos ou deixamos de merecer nada. Acredito que a vida nos apresenta alguns caminhos e nós fizemos nossas escolhas, contando ainda com algumas "pitadinhas" do acaso.

Teoricamente todos nós mereceríamos todas as coisas boas que a vida tem a oferecer. Sendo assim, ninguém mereceria morrer tragicamente, ficar doente, depressivo, desempregado, chateado, passar por dificuldades. Todos então, merecem ser os mais afortunados e sortudos. E por que as coisas não são assim?

Todo o ser humano tem a tendência de se defender e de tentar justificar suas atitudes e as conseqüências de seus atos. É por isso que assumimos a postura do EU MEREÇO ou do EU NÃO MEREÇO. Na verdade, merecer ou não está dentro daquilo que acreditamos estar certo ou errado.

Os meus queridos gaúchos da banda Engenheiros do Havaí escreveram "Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter e teremos". Acho que é basicamente isso. Somos o que somos, temos o que temos e que continuemos sonhando. Um dia acontece!

3 comentários:

Ângela disse...

Muito bom Fernanda, gostei da sua reflexão...se pensarmos por que uns merecem e outros não acho que acabamos pirando né...o negócio é deixar rolar e cada um fazer o que lhe compete. Abração e parabens pelo texto.

Anônimo disse...

E se minha filosofia de "merecer", vier depois do ato de agir. A ótica do comercial (é por que você "FEZ" por merecer) está correta. O que eu fiz ? JUNTEI uma grana, ECONOMIZEI uma outra ? SACRIFIQUE baladas, horas com a familia para TRABALHAR mais ? ESTUDEI financiamentos ? PROCUREI a concessionária viável ? ESPEROU o momento e a oportunidade correta ? então, você merece !

Gustavo disse...

Se olharmos para todas as óticas, nunca vamos encontrar um ponto especifico para qualquer "resolução". Merecer tb não quer se referir a desmerecer. Cada um faz, age e ganha a recompensa.