segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Livro para Voar: um instrumento da literatura







Mãe e filha saem do supermercado num sábado à tarde e resolvem sentar no banco da praça em frente ao estabelecimento. Escolhem um banco embaixo de uma árvore com uma bela sombra e se deparam com uma surpresa: no banco escolhido, dois livros perdidos.

Esta é a descrição de uma cena comum dentro do projeto Livro para Voar que foi lançado em Palmas no último sábado, dia 21. A ideia de distribuir livros gratuitamente partiu do encontro de amigos e colegas de trabalho da CONNE Investimentos. Wagler Vieira, o maior entusiasta desse grupo (e meu marido), descobriu que já existia um projeto parecido sendo desenvolvido no Brasil e resolveu instigar seus companheiros Jamir Luz, Lúcio Pin e Ana Paula Mecenas (foto) a realizá-lo. Claro que eu também estava lá registrando tudo.

Durante o sábado várias pessoas cadastraram seus livros no site do projeto (www.livroparavoar.com.br) e foram até a Praça do Bosque e o Parque Cesamar para “perder” seus livros e deixá-los ter novos leitores.

O grande barato da literatura é justamente compartilhar histórias. De nada adianta você ficar com um livro guardado numa estante porque ninguém lê duas vezes o mesmo exemplar. Livro para Voar é uma excelente forma de incentivar a leitura, de aproximar as pessoas das boas histórias e, principalmente, de fazer com que o hábito da leitura seja adquirido pelo prazer que ela traz e não pela obrigação imposta pelas escolas ou professores.


Leia e fique livre para viajar nas histórias. Liberte seu livro, liberte sua mente e seja feliz!

5 comentários:

Érika disse...

Adorei o projeto. Apesar de não ter ido pessoalmente no lançamento, já cadastrei meus livros e vou distribuir esta semana. Vamos divulgar a literatura gente.Essa iniciativa de vcs foi otima. Parabéns!

Anônimo disse...

Eu queria saber como fica quando as pessoas acham os livros e depois joga na lixeira.Espero que isso não aconteça pq eu achei isso muito legal. Aqui no Mato Grosso eu nunca ouvi falar disso, voceis podiam fazer isso aqui tb...

Wagler Vieira disse...

Amigo Anonimo,

Se a pessoa não gostou do livro, não precisa jogar na lixeira, é só deixar onde encontrou ou perde-lo em outro lugar.

Qunato a fazer no MAto Grosso, Voce mesmo pode começar o projeto aí. Cadastre seus livros e os perca em locais públicos.

Acesse: www.livroparavoar.com.br

Abraços

Ana Paula disse...

É muito legal esse projeto, as pessoas tem q doar não somente roupas, comida e dinheiro, mas tbm conhecimento e cultura.... E não custa nada!

JuJuCa disse...

Oi gentes...eu vi na TV hoje o projeto..vou entra no site agora e faze meu cadastro. uhhuuu