sábado, 9 de maio de 2009

Primeiros em tudo?

Queridos alunos, abaixo reproduzo o artigo que escrevi para o primeiro Jornal Mural do Centro Acadêmico de Comunicação Social do CEULP/ULBRA.


Abraços a todos


________________________________

Honrou-me muito este convite. Os alunos do primeiro de CA de Comunicação Social do CEULP/ULBRA me convidaram para ser a primeira professora a escrever o primeiro artigo do primeiro Jornal Mural do grupo. No mínimo estamos fazendo história. Será?

Os movimentos estudantis sempre existiram em nosso país. Grandes lideranças nacionais surgiram destes movimentos. Grandes causam foram ganhas, poucas derrotas foram registradas. E isto é fato: quando uma massa se junta, ela consegue vencer. Um exemplo clássico é a história dos “caras pintadas” que conseguiram tirar um Presidente da República do poder (claro que muito influenciados pela mídia, mas essa parte deixemos de lado).

Porém, pouco se vê estudantes atuantes e realmente engajados em uma causa hoje em dia. Não quero entrar em discussão com DCE’s, UNE’s, DA’s, CA’s e outros tantos. Quero falar um pouco da passividade de uma maioria absoluta de estudantes. Jovens que querem apenas passar na disciplina sem nada aprender, que querem apenas pegar seus diplomas nas mãos e entregar aos pais, que mesmo pagando não comparecem às aulas ou querem que a aula acabe mais cedo porque precisa sair com os amigos. Isso se reflete nos péssimos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

E quantos outros exemplos cada um de vocês mesmos teriam para citar aqui, não é mesmo? E porque este é apenas o primeiro CA da Comunicação se o curso existe há oito anos? Não tem coisa errada nisso?

Será que é porque os outros alunos eram uns sem causa? Eram acomodados? Eram não politizados? Eram uns sem cérebro? Ou eram uns idiotas? Por que somente agora um grupo decidiu fazer alguma coisa por eles e por seus colegas? O que há de diferente este ano?

Estas respostas ainda não tenho. Mas o que quero destacar é que esses alunos estão aqui, tentando fazer a diferença. Tentando fazer com que ouçamos suas reivindicações como estudantes, suas dificuldades, suas angústias. E estão muito certos.

Porque quando você paga e não tem nem condições de usar uma sala para a disciplina de Redação porque não existem computadores funcionando é de se revoltar mesmo. Lutem pelo que lhes é de direito e nunca desistam de fazer o melhor por vocês e por quem quiser acompanhá-los nesta caminhada.

E quanto aos alunos que estão lendo este artigo e estão na classe dos “passivos”, reflitam e se ergam de suas cadeiras para fazer algo de útil por vocês mesmos. Queiram computadores para utilizar, queiram bons equipamentos dentro de seus cursos para poderem se preparar bem profissionalmente, estejam dispostos a serem vitoriosos e não apenas “mais um” que vai receber um diploma no final do curso. Ter um diploma é fácil, o difícil é ser aceito num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Isso é privilégio para os melhores.

Então, levanta logo daí!


5 comentários:

Milene disse...

Professora, a senhora sabe mesmo como mexer com as emoções da galera...saudade de suas aulas super animadas. Com certeza uma das melhores professoras que já tive.
Bjão

Nani disse...

Botando pra quebrar em profi...é isso mesmo...esse povo tem que deixar de se acomodar e levantar a bunda do lugar. Parabéns

ADAUTON disse...

Estou muito contente com tudo isso tudo, mas espero que as atitudes tomadas pela direção do C A, venham as ser acatadas pela ULBRA em benefício de todos alunos.

Dandara disse...

massa professora!É os meninos tao de parabens. Saudades, e pode continuar me enviando seus artigos que vou ler com o maior prazer.

Luiza Torres disse...

Professora Fernanda, desde que li, pela primeira vez este artigo, do jornal mural já gostei logo de ti, confesso que também já sabia que tu era gaúcha, mas isso não vem ao caso né? hehe
Bom, queria só parabenizar pela iniciativa deste artigo, de tentar fazer acordar alguns que parece que estão na universidade apenas em busca de diploma e não buscam nada além disso. Eu entrei no curso de publicidae este ano, estou adorando e buscando cada vez mais conhecimento, porém ando meio decepcionada com alguns colegas, estudantes de comunicação, que querem sair mais cedo de aulas, não aproveitam conteúdo, isso as vezes desestimula, mas estou lutando contra isso, e tentando aprender cada vez mais. Queria agradecer, e parabenizar por este artigo, porque eu li, no minimo umas duas ou três vezes, e sempre gosto de saber, que os professores acreditam em alunos bons, e querem e ajudam para a gente ser cada vez melhor.
Ah, também adorei a "palestra" na minha turma sobre o impresso, com certeza foi muito boa, pra quem está desenvolvendo o trabalho deste, e mais ainda pra quem está fazendo de outro meio de comunicação, na proposta de não apenas aprender, o que se está apresentando.
Adorei o blog, e a partir de hoje, vou acompanhar diariamente. beijão Luiza